Qual o melhor momento para começar uma dieta?

quando começar a dietaSe você está fazendo essa pergunta, é por que está inconformada(o) com seu corpo e quer agir. Teoricamente, o melhor momento para começar uma dieta é imediatamente. Ou seja, a mudança de hábitos alimentares é útil desde já, o quanto antes. Mas na prática nem sempre isso funciona.

Obviamente, o resultado de uma dieta irá surgir somente depois de começar, por isso que – na teoria – o ideal é que você comece o mais logo possível. O problema é que existem outros fatores psicológicos que podem surgir como barreira. Por exemplo: o dia da semana. Toda dieta precisa de um acompanhamento, uma observação do resultado, e para isso você precisa contabilizar o tempo em que a dieta está em vigor. Por isso que muita gente prefere começar a dieta na segunda-feira, afinal fica mais fácil monitorar o tempo decorrido pensando em semanas “cheias”. Outra forma de contabilizar e monitorar a dieta com facilidade é começar no primeiro dia do mês (ou até do ano). Mas talvez você não queira esperar tanto, então começar no primeiro dia útil da semana (segunda-feira) já está de bom tamanho.

A mentalidade correta

Já que você irá começar na segunda, você precisa se preparar psicologicamente para esse desafio. Não adianta iniciar sua dieta pensando que será um dia como qualquer outro, porque não será! O início de uma reeducação alimentar é o período mais difícil, pois é o período de adaptação. Quanto mais rígida for a dieta (e portanto, provavelmente melhor o resultado), mais ela vai exigir do seu estado psicológico e emocional. Então como você deve agir?

Encare a dieta como uma mudança positiva de hábitos. Não encare a dieta como um peso ou um obstáculo na sua vida. Muita gente pensa na dieta como uma punição, um sofrimento, e isso não é nada animador. Tem gente que faz ainda pior: considera a dieta e as restrições alimentares como algo injusto, que ela tem que passar por que possui uma genética desfavorável. Esse pensamento é ainda mais prejudicial, pois induz a auto piedade, você pensa que é uma coitadinha. Esse sentimento acaba desencadeando uma reação de autoproteção, o que na maior parte das vezes envolve a comida. Você come tudo aquilo que gosta devido a sua “depressão”. É curioso pensar assim, mas muitas vezes a dieta acaba sendo o principal motor para a pessoa engordar ainda mais! Então evite cair nessa armadilha!

A mentalidade correta é encarar a dieta como um benefício, um desafio, uma meta a ser cumprida. Nós gostamos da ideia de desafio, mas odiamos a ideia de prisão. Se você enxergar a dieta como um aprisionamento, o caminho para o fracasso já estará traçado.

Conclusão

Podemos resumir, portanto, o melhor momento para começar uma dieta como sendo o mais breve possível desde que você consiga fazer um bom monitoramento e já tenha desenvolvido a mentalidade correta.