BCAA para ganho de massa

bcaaDentre os aminoácidos essenciais ao nosso organismo, três deles são chamados BCAA’s.

BCAA é a sigla para Branched Chain Amino Acids, se referindo aos aminoácidos de cadeia ramificada: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina. Suas funções são: construir células, reparar tecidos, formar anticorpos, RNA e DNA, e transportar oxigênio pelo corpo.

Eles constituem até 35% da massa muscular corporal, sendo também indispensáveis para o crescimento e manutenção dos músculos.

Resumidamente, o BCAA serve para impedir o catabolismo (degradação da massa muscular provocada pela prática de exercícios intensos), elevar os níveis de energia durante a prática de exercício físico, estimular a síntese de proteínas e fornecer aminoácidos necessários para os músculos.

Os aminoácidos essenciais não são produzidos pelo nosso organismo, devendo ser adquiridos através da alimentação ou suplementação. Algumas fontes naturais de BCAA são: carne vermelha, frango, laticínios, ovos, soja, lentilha, feijão, arroz e trigo integral, milho e nozes.

Já o suplemento de BCAA pode ser encontrado em cápsulas, tabletes, líquido ou em pó. Estudos relatam facilidade na recuperação de danos musculares e retardo da fadiga após a prática de exercícios anaeróbicos (curta duração e alta intensidade) e de longa duração com o uso de BCAA.

Seu consumo pode ser combinado com outras proteínas concentradas, como albumina, caseína, soy protein e Whey Protein. Assim como com outros aminoácidos como glutamina, creatina, arginina, entre outros. Também pode ser consumido com emagrecedores e termogênicos. E ainda alimentos proteicos, como carnes magras, sardinha, iogurte, queijos, entre outros.

Vale ressaltar que determinados suplementos, como o Whey Protein, já contém doses significativas de aminoácidos, tornando o uso de BCAA desnecessário.

Não há relatos de efeitos colaterais, contudo, é recomendado que se tome somente a dose recomendada pelo fabricante do produto ou profissional da área. E, antes de iniciar o uso de suplementação esportiva, sugere-se buscar orientação médica ou nutricional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *