Colágeno: para uma pele resistente e saudável

colagenoColágeno é uma proteína de origem animal naturalmente produzido pelo nosso organismo. É encontrado nas cartilagens, ossos, tendões, pele, músculos, veias, dentes, córnea dos olhos, cabelos e unhas. Sua função estrutural é de manter a integridade dos tecidos nos quais se encontra.

Por volta dos 25 anos de idade, sua síntese é diminuída. Desta forma, sua deficiência pode ser notada (surgimento de rugas, enfraquecimento dos ossos, cabelos e unhas), sendo necessária sua suplementação. A dosagem recomendada varia conforme sua forma – cápsulas, pó, líquido, hidrolisado. Pode ser encontrado também como ingrediente de outros produtos, como chá com colágeno, sucos e pudins.

Benefícios do colágeno: melhorar a firmeza e elasticidade da pele, promover sustentação estrutural, rejuvenescimento da pele, prevenção contra o envelhecimento celular, proteção das articulações contra danos, prevenir o surgimento de celulite e estrias, melhorar a cicatrização da pele, amenizar dores e doenças articulares.

O colágeno, por ser bom para a pele, costuma ser utilizado em cosméticos anti-idade, para prevenir o aparecimento de linhas de expressão e rugas antes do tempo. Também é muito utilizado em suplementos para a prevenção de problemas ósseos e nas articulações.

O ideal é consumir alimentos que contenham nutrientes que estimulem a produção de colágeno no organismo, como as carnes vermelhas e brancas, ovos, óleo de peixe (ômega 3), gelatina e alimentos ricos em vitamina C (laranja, kiwi, acerola).

Sintomas da deficiência de colágeno: diminuição da espessura dos fios de cabelo, aumento da flacidez e perda de elasticidade da pele, surgimento de rugas e linhas de expressão, aparecimento de estrias, pele fina e desidratada, enfraquecimento das articulações e ligamentos.

Os suplementos de colágeno podem ser encontrados em farmácias, lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou lojas virtuais. Contudo é necessário um acompanhamento médico ou nutricional antes e durante seu consumo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *