Conheça os benefícios do Ácido Fólico

acido folicoO ácido fólico – também conhecido como Vitamina B9 – é uma vitamina do complexo B cuja importância se dá na fase de crescimento e desenvolvimento do corpo humano, sendo participante na formação e multiplicação das células e na formação de proteínas.

Auxilia na prevenção da depressão, anemia, cânceres de cólon, cervical e de pulmão, AVC (Acidente Vascular Cerebral), doenças cardíacas, infarto, no fortalecimento do sistema imunológico e ainda na formação do sistema nervoso do feto durante a gravidez. É fundamental para a saúde mental e emocional e capacidade cognitiva. E também auxilia no crescimento de unhas e cabelos, no controle da oleosidade da pele, no combate a acne e dermatite, e contribui para a manutenção e crescimento de tecidos musculares.

Fontes naturais de ácido fólico: vegetais verdes escuros (espinafre, couve, alface, salsa, brócolis), cereais integrais, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), fígado, cogumelo, tomate, frutas (manga, abacate, melão, banana, laranja), nozes, ovo, levedo de cerveja, germe de trigo, amendoim, cenoura. Pelo fato desta vitamina ser hidrossolúvel (solúvel em água), pode ser destruída durante o processo de cozimento de alimentos, por isso sugere-se a ingestão destes na forma crua, quando possível.

Quanto aos alimentos industrializados, pode ser encontrado em pães, biscoitos e massas, quando feitos com farinha de trigo ou de milho fortificada com ácido fólico.

Sintomas da deficiência desta vitamina: fadiga, dor de cabeça, anemia grave (megaloblástica), feridas na boca, maior risco de contração de doenças cardiovasculares, infertilidade (incapacidade de ter filhos), transtornos psiquiátricos, insuficiência respiratória, anorexia, apatia, insônia, problemas de memorização e de crescimento, e, em caso de gravidez, má-formação neurológica no feto.

A melhor forma para precaver a deficiência de ácido fólico é manter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes.

Sua suplementação (em forma de cápsulas) é recomendada a mulheres grávidas ou lactantes, pessoas com deficiência desta vitamina ou com anemia, alcoólatras. E deve ser feita sob orientação médica, a fim de evitar possíveis efeitos colaterais causados pela superdosagem, como dor no estômago, náuseas e coceira na pele.

Sobre a importância desta vitamina em relação à formação do feto, previne: má-formação cardíaca e facial (lábios leporinos, fendas palatinas); defeitos de fechamento do tubo neural (que envolve a estrutura que dá origem ao cérebro e à medula espinhal, responsável por conduzir os impulsos nervosos do cérebro ao corpo e vice-versa), podendo desencadear anencefalia (ausência do encéfalo e da caixa craniana); e Síndrome de Down.