A essencialidade da vitamina C

vitamina cA vitamina C, ou ácido ascórbico, é responsável pelo aumento da produção de glóbulos brancos e das células que fazem parte do sistema imunológico. Sua principal função é combater micro-organismos estranhos ao corpo, através dos anticorpos.

Quando há carência de vitamina C no organismo, ficamos mais propensos a gripes e resfriados, pois o sistema imunológico fica debilitado, podendo até causar escorbuto (doença crônica caracterizada por hemorragia na gengiva).

A ação antioxidante da vitamina C ajuda na neutralização de radicais livres, protegendo assim o organismo dos danos do estresse provocados pelo excesso destes. Ela também é essencial para a produção de neurotransmissores que regulam o humor.

Além disso, a vitamina C é responsável pela produção de colágeno no corpo, dando firmeza e sustentação para a pele, cabelos, unhas e articulações. Desta forma, quando o organismo está com carência de vitamina C, começam a aparecer linhas de expressão, rugas e flacidez.

Outro fator sobre a vitamina C é que ela é importante para a produção de carnitina – substância responsável pela transformação de gordura em energia.

Algumas fontes de vitamina C são: frutas cítricas (acerola, limão, laranja), pimentão verde e vermelho, brócolis, tomate, batata e bagas (goji berry, cranberry), entre outros.

A vitamina C é uma das que mais sofre alteração no processamento de alimentos, por ser solúvel em água. Então, para manter boa parte da vitamina C, é importante consumir os alimentos frescos, como suco feito na hora, pois a vitamina C oxida quando exposta ao calor, luz e oxigênio, ou seja, se perde após algum tempo. Quanto aos alimentos cozidos, ao vapor é a melhor opção.

A recomendação diária de ingestão de vitamina C varia de idade, gênero e estado fisiológico, entre 15 e 500mg.

O uso de suplementação de vitamina C é indicado para pessoas que possuem carência desta vitamina e não consomem a quantidade suficiente em sua alimentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *