Para que serve o Zinco

suplemento zincoO zinco é um metal muito comum, que existe na crosta terrestre e está presente no ar, na água, no solo e em todo tipo de alimentos. No corpo humano, ele existe em quantidades bem pequenas e por isso é considerado um elemento traço, mas faz parte de todos os órgãos e tecidos, sendo por isso, considerado um elemento essencial.  Apesar de sua importância, esse metal não é fabricado pelo próprio organismo e precisa ser ingerido através dos alimentos para que o corpo possa funcionar de maneira correta e equilibrada.

  • Quantidade necessária

Para que o zinco possa realizar todas as suas funções, o nosso organismo precisa de 3 mg a 14 mg de zinco por dia, dependendo da faixa etária.

  • Deficiência de zinco

Ter baixos níveis de zinco é muito preocupante. No mundo todo, em qualquer classe social, sua ingestão tem sido muito deficiente causando inúmeros transtornos na saúde do ser humano. Como ele é responsável pelos principais processos biológicos, as crianças, os idosos e as mulheres grávidas tem sido os mais atingidos pelos problemas que surgem na ausência deste nutriente.

Um organismo deficiente pode apresentar retardo no desenvolvimento sexual e corporal geral. No sistema reprodutor masculino, sua carência diminui as taxas das testosterona e inibe a formação de espermatozoides, podendo levar à infertilidade. Já no sistema reprodutor feminino, o baixo nível de zinco  é causador de pré-eclâmpsia (complicações devido à pressão muito elevada que  acontece no final da gravidez), toxemia gravídica (presença de toxinas no sangue da mulher grávida) e abortos espontâneos.

A carência de zinco também causa problemas de falta de apetite, calvície, estado de apatia, impotência sexual e falência da próstata.  Todo tipo de infecções pode se desenvolver num organismo que está deficiente de zinco pois ele é o protetor das células.

  • O que ele faz no organismo

O zinco impede que um grande número de doenças se instale e auxilia no combate a outras que já tenham se instalado. O zinco não deixa que as células envelheçam ou desenvolvam algum tipo de câncer porque aumenta as defesas do corpo, combatendo, desse modo, também, a Aids. Ele age no crescimento das células, sendo muito importante no desenvolvimento infantil. Ele ajuda o olfato a “sentir melhor os cheiros” e estimula as sensações do paladar.

  • Auxílio no emagrecimento

O zinco também é um importante aliado no combate ao sobrepeso, pois ajuda a reduzir o apetite, colaborando para o emagrecimento. A ação do zinco no emagrecimento se deve à produção e eliminação de leptina, hormônio responsável pelo armazenamento de gordura e controle do apetite.

  • Excesso de zinco

Por ser um metal, qualquer ingestão em excesso causa intoxicação, levando a sérias doenças e até a morte. Em altas concentrações, o zinco, pode provocar intoxicações, saturando as proteínas e provocando o rápido envelhecimento e morte dos neurônios.

Curiosidades:

  • Estudos científicos comprovaram que a quantidade de zinco no organismo pode ser usada como marcador na avaliação do câncer, pois quanto menor a quantidade desse micronutriente, mais avançado é o estágio dessa doença.
  • Uma pessoa com diabetes, tem somente 25% de zinco no seu pâncreas e também está em pequena quantidade no fígado de quem tem cirrose alcoólica e em pacientes com leucemia.
  • Onde pode ser encontrado

Principalmente em ostras frescas, em proteínas de carnes de aves e peixes, mariscos e frutos do mar, ovos, gengibre, nozes e cereais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *