Sempre haverá no mercado a promessa de emagrecimento rápido e “milagroso”, tanto por parte da indústria de medicamentos como da farmacêutica. E, dentro deste contexto, há um produto chamado Quitosana.
A quitosana é o nome comercial para uma fibra obtida de carboidratos produzidos no exoesqueleto (carapaça) de crustáceos. Promete emagrecimento rápido se, aliado ao seu consumo, houver uma alimentação equilibrada e com poucas calorias (dieta hipocalórica).
É importante considerar que uma dieta hipocalórica pode trazer problemas, pois ao ingerir alimentos pouco calóricos, acaba-se não ingerindo vitaminas e minerais importantes que este mesmo alimento possa proporcionar. Deve-se, portanto, adotar uma alimentação estratégica, evitando apenas os carboidratos ruins (doces, massas, bolos, gorduras ruins). E, por isso, é recomendada a orientação médica ou nutricional ao se fazer uso deste produto.
A quitosana se encontra na forma de cápsulas, e em sua composição há fibras de crustáceos (caranguejo, siri, lagosta, camarão). A promessa é de absorção da gordura intestinal através da criação de uma espécie de gel, que a encapsula, impedindo que seja absorvida pelo organismo. Desta forma, a gordura provinda da ingestão de alimentos irá para as fezes, junto com as fibras, ajudando assim a evitar que se engorde. Além disso, a quitosana auxilia na regulação do intestino devido sua riqueza de fibras provindas dos crustáceos.
Cabe ressaltar que existem tipos diferentes de gorduras: as trans, as vegetais hidrogenadas e as saturadas. As duas primeiras são prejudiciais à saúde, podendo desregular o metabolismo hormonal e oxidar e inflamar células do corpo, ficando este propenso a doenças. Já a última, está presente em alimentos de origem animal, como o queijo, a manteiga e a carne.
Como efeitos secundários, a quitosana pode auxiliar na cicatrização de ferimentos, na remoção de proteínas com efeito alérgico dos alimentos, na redução do colesterol ruim (LDL) e na diminuição da chance de ocorrência de câncer de próstata e cólon.
Também por se tratar de uma fibra, a quitosana pode auxiliar na redução de apetite, prolongando a sensação de saciedade.
É contraindicado a gestantes, lactantes, idosos e crianças. Um cuidado importante a se tomar é verificar a incidência de alergia aos componentes da fórmula. Dessa forma, pessoas alérgicas a frutos do mar não devem fazer uso deste produto.
A quitosana pode ser encontrada em lojas de produtos naturais físicas e virtuais. É um dos suplementos mais comercializados no Brasil e Estados Unidos, devido sua venda ser liberada (sem prescrição médica).