Já é sabido que as vitaminas e minerais são importantíssimas para um bom funcionamento de nosso organismo, e que para obtê-las na quantidade necessária é preciso cuidar com o que ingerimos. Frutas, legumes, verduras, grãos e proteínas são alguns tipos de alimentos que devem compor uma dieta equilibrada.
E se tratando de minerais, vamos abordar aqui o Cromo. Mas antes precisamos entender um pouco sobre os minerais em geral. Estes são considerados inorgânicos por não serem produzidos por seres vivos, tendo de ser obtidos através da alimentação. Entre suas funções estão o crescimento, a defesa imunológica, a formação dos ossos, dentes, tecidos, etc., também sendo importantes na prevenção de doenças.
O cromo possui como principal função auxiliar a insulina – hormônio responsável por distribuir o açúcar no sangue. Quando há deficiência de cromo, o indivíduo começa a absorver com maior rapidez o açúcar provindo de alimentos como doces e pães, o que pode levar ao aumento de peso, e, em casos mais graves, à diabetes.
Entre os benefícios do cromo estão: controle do colesterol ruim (LDL), melhora da fadiga, redução das variações de humor, alívio dos sintomas da depressão e auxílio na formação dos músculos.
Entre os sinais e sintomas da deficiência de cromo estão: fome excessiva, necessidade de comer pães e doces, crises de hipoglicemia (queda do nível de açúcar no sangue).
Devido menos de 1% do cromo que é ingerido ser absorvido pelo corpo, e que ele é eliminado pelo suor, é bastante comum que se haja carência deste.
Fontes naturais de cromo: carnes, ovos, leite e derivados, cereais integrais, brócolis, espinafre, feijão, soja, milho, entre outros. É interessante mencionar que os alimentos integrais possuem maior quantidade deste mineral.
Recomenda-se o consumo destes alimentos junto a uma fonte de vitamina C (laranja, abacaxi, acerola, etc), devido seu efeito de aumento da absorção do cromo pelo intestino.
É possível também encontrar o cromo na forma de suplemento em cápsulas (picolinato de cromo ou citrato de cromo), em farmácias e lojas de produtos naturais. No entanto seu uso é recomendado sob orientação médica ou nutricional, pois seu excesso no organismo pode causar náuseas, vômitos e dores de cabeça.
Referente ao processo de emagrecimento, o cromo contribui pelo fato de utilizar o carboidrato como fonte de energia, impedindo que este se armazene em forma de gordura. Além disso, diminui a sensação de fome devido aumento da ação da insulina.