Forscolina: um aliado na perda de peso de forma saudável

forscolinaEmagrecer foi e cada vez mais está sendo o objetivo de muitos homens e mulheres, e existem diversas formas para se atingir este objetivo. Seja mudando a alimentação (através de dietas ou reeducação alimentar), praticando exercícios (na academia ou em casa) ou ingerindo produtos naturais (como os suplementos), normalmente se esperam resultados rápidos. E um dos produtos que promete este retorno rápido é o extrato de forscolina.

A Forscolina – Forskolin – é um composto de uma planta tropical chamda Coleus Forskohlii (Plectranthus Barbatus), ou Coleus Índico. Possui propriedade termogênica (acelerando o metabolismo, fazendo com que o gasto de calorias aumente). Tornou-se famosa no Ocidente após ser indicada pelo Dr. Oz, em seu programa de televisão em 2014.

Além do auxílio na perda de peso, a forscolina também auxilia no tratamento da asma, alergias e de inflamações e artrites, reduz a pressão arterial, melhora no tratamento da diabetes, auxilia na produção e bom funcionamento de insulina no organismo.

Um estudo publicado em 2005, no qual homens e mulheres com sobrepeso e obesidade fizeram uso de extrato de forscolina durante um período de 12 semanas, relatou uma redução significativa de gordura corporal, aumento da densidade óssea e um aumento significativo de massa magra (músculos) nos homens. Já nas mulheres, constatou-se redução de ganho de massa corporal, maior saciedade (menos fome entre as refeições) e redução da fadiga.

Mas, para um melhor resultado na perda de peso, recomenda-se a ingestão de uma dieta balanceada aliada à prática de exercícios físicos.

Cabe também informar que a superdosagem de forscolina pode provocar diarréias, distúrbios gastrointestinais e grande diminuição da pressão. Portanto, recomenda-se ingerir este suplemento sob orientação médica ou nutricional. Ele é contraindicado a pessoas com hipotireoidismo, mulheres grávidas ou lactantes e pessoas com pressão baixa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *