Os benefícios do Chá Verde e sua ação emagrecedora

cha verdeO chá verde é feito de uma planta chamada Camellia Sinensis, a qual  também dá origem ao chá branco, preto, vermelho e atualmente também o amarelo. A diferença entre eles está no momento em que as folhas são colhidas e na maneira como são processadas.

Essa planta tem se tornado muito conhecida e utilizada por causa de suas propriedades medicinais, mas principalmente por ajudar as pessoas a emagrecerem.

O processo que torna as folhas dessa planta no conhecido chá verde, preserva várias substâncias que são antioxidantes, isto é, impedem o envelhecimento, mantendo a juventude das células por mais tempo. Entre essas substâncias estão as catequinas, os taninos e os bioflavonóides que auxiliam a prevenir muitas doenças, estando entre elas, o câncer. O chá verde ainda possui uma alta taxa de potássio, magnésio, ácido fólico e as vitaminas B1, B2, C e K que são essenciais para o perfeito funcionamento do corpo humano.

Cerca de 90% da produção do chá verde  tem origem na China onde o diferencial entre os outros chás que estão no mercado, é a maneira como ele é produzido.

As folhas da Camellia Sinensis são colocadas no vapor e logo depois passam por um processo de secagem que não permite que os ingredientes se oxidem (enferrujem), preservando seus nutrientes e o potencial antioxidante da planta.

A preparação do chá

É preciso ressaltar que o modo como o chá verde é preparado faz muita diferença nos resultados. Para tanto, deve ser utilizada, de preferência, água mineral de boa qualidade, que deve ser fervida dentro de um recipiente de vidro para ser possível  observar e impedir que a água entre em ebulição.

As folhas da planta devem ser colocadas em uma xícara de porcelana ou de cerâmica branca por dentro. A água fervida deve ser colocada sobre as folhas e o recipiente deve ser abafado durante uns cinco a dez minutos e depois coado em uma peneira de inox,  para ser bebido logo em seguida. Todo esse cuidado faz com que cada uma das   propriedades terapêuticas do chá verde não sejam perdidas.

copo com chaEntre as propriedades de uso medicinal, o chá verde combate o estresse e impede o aumento dos níveis de uma enzima do sangue que é chamada de leptina.

Essa enzima é responsável por absorver a gordura do corpo, o que auxilia muito contra os problemas de obesidade em geral. Ela produz a termogênese, queimando as gorduras através do aumento da temperatura corporal, diminuindo o volume abdominal e desinchando o corpo, pois tem efeito diurético.

O chá verde também tem sido utilizado para problemas de reumatismo e artrite, colesterol alto (que é sinal de inflamações internas) e até para cuidados da pele e dos cabelos, evitando a queda ( embora não hajam estudos que comprovem esse efeito em particular). Muito usado contra a fadiga pois é estimulante, também atua contra celulite, problemas cardiovasculares, mau hálito, prevenção do câncer de próstata e diabetes tipo 2.

A ingestão diária de cinco ou seis xícaras de chá verde diminui o risco de infarto do miocárdio e AVC (acidente vascular cerebral). Pessoas que têm a Síndrome de Down demonstram melhoras na atividade cerebral, e o chá ainda age contra a ansiedade, pois possui um aminoácido chamado L- teanina que produz esse efeito.

Como esse chá tem elevado teor de cafeína, ele não deve ser consumido após as 18 horas, pois as pessoas que tem dificuldades para dormir podem ficar agitadas, ficar com insônia e também ter sua pressão elevada. Outra contraindicação no uso do chá verde é que ele impede que o organismo consiga absorver a vitamina C e o ferro, o que pode levar uma pessoa à anemia. Devido a sua acidez, quem possuir histórico de gastrite e refluxo também são desaconselhadas de fazer uso desse chá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *